Painel Temático 1:
"A inovação tecnológica nos serviços públicos”
 
 
Carlos Melo Brito é Presidente da NET - Novas Empresas e Tecnologias SA, Presidente do Conselho Deontológico da Associação de Turismo do Porto, Presidente do Conselho Geral do CEdUP - Clube de Empreendedorismo da Universidade do Porto, membro da Direção da Fundação CEER - Centro de Estudos da Euro-Região Galiza - Norte de Portugal, Vice-Presidente da Associação Portuguesa de Management, membro dos Conselhos Consultivos do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, da COTEC Portugal, da APCER e da Sigma, e ainda Cavaleiro da Confraria do Vinho do Porto.
 
Foi Pró-Reitor da Universidade do Porto para a área da Inovação e Empreendedorismo e Diretor do UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto entre 2011 e 2018. Neste ano de 2018 foi considerado ‘Personalidade do Ano’ pela APBA – Associação Portuguesa de Business Angels. É professor de marketing na Faculdade de Economia da Universidade do Porto e na Porto Business School onde tem exercido vários cargos de gestão e direção de programas.
 
Estudou na Universidade do Porto, onde concluiu em 1980 a licenciatura em Economia. Fez depois o MBA na Universidade Nova de Lisboa, tendo aí obtido o grau de mestre em Gestão de Empresas. Em 1996 concluiu o doutoramento em Marketing na Universidade de Lancaster (Reino Unido) na sequência de uma investigação na área do vinho do Porto.
 
É autor ou coautor de mais de uma centena de artigos em conferências e revistas, assim como de seis livros na área da gestão: "Estrutura e Dinâmica do Sector do Vinho do Porto” (1997), "Marketing Internacional” (1999), "Os Horizontes do Marketing” (2000), "Comércio Eletrónico” (2000), "Parcerias no Negócio Eletrónico" (2006) e "Novos Horizontes do Marketing" (2014). Tem participação regular em órgãos de comunicação social sobre temas de gestão, marketing, estratégia, inovação e empreendedorismo.
 

  

Painel Temático 2:
"Vantagens e receios da tecnologia digital”
 
 
João Claro é Professor Associado de Engenharia e Gestão Industrial na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e Presidente da Comissão Executiva do INESC TEC. Na FEUP é ainda Diretor do Programa Doutoral em Engenharia e Políticas Públicas, e no INESC TEC integra como investigador o Centro para a Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo. Colabora também com a Porto Business School, na qual integra o Conselho Académico e é responsável pela área académica de Empreendedorismo e Inovação.
 
Entre 2013 e 2017 foi Diretor Nacional do Programa Carnegie Mellon Portugal, uma parceria internacional na área das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) entre universidades, instituições de investigação e empresas portuguesas, e a Carnegie Mellon University (CMU), financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
 
Em 2008 foi professor visitante na Engineering Systems Division do MIT. Ao longo dos últimos 15 anos, ensinou e acompanhou mais de 150 equipas de comercialização de tecnologia de universidades, instituições de investigação, e empresas Portuguesas, em múltiplas iniciativas com a ANI, a COTEC Portugal, a FCUP, a FEUP, o INESC TEC, a PBS, e CMU.
 
João Claro é doutorado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pela FEUP (2008), possui um mestrado em Métodos Quantitativos em Gestão pela PBS (2002), e uma licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pela FEUP (1993). Antes de regressar à Universidade, foi engenheiro de software e gestor de projetos de sistemas de informação na Edinfor (1994-1998).

 

 

voltar
Seara.com
Indaqua