Aluno de Santa Maria da Feira vence concurso de programação com videojogo “Oceano Limpo”
Luciano Alves, aluno da Escola Básica de Argoncilhe (Santa Maria da Feira), foi um dos vencedores do “Water Game”. Lançado pela INDAQUA, o concurso foi o culminar de workshops de programação que decorreram em parceria com as escolas de seis concelhos e que contaram com cerca de 100 crianças.
Na plataforma do concurso “Water Game” há 21 videojogos e todos têm algo em comum: o tema da sustentabilidade e a água. Para além disso, foram criados por alunos que participaram nos workshops de programação promovidos pela INDAQUA junto das escolas, entre outubro e novembro. Desvendado o mundo da criação de videojogos, os alunos puderam submeter a concurso os jogos que criaram.
Entre os três premiados pelo “Water Game”, está um aluno de Santa Maria da Feira. Luciano Alves frequenta o 6.º ano na Escola Básica de Argoncilhe e criou o jogo “Oceano Limpo”, onde o jogador procura evitar cavalos-marinhos, estrelas-do-mar e alguns obstáculos, enquanto vai retirando o lixo do mar e protegendo a vida marinha. Técnica, jogabilidade, originalidade e adequação ao tema foram alguns dos critérios avaliados pelo júri do concurso.
Os outros dois alunos vencedores do “Water Game” pertencem a escolas de Matosinhos e Santo Tirso. Como prémio e incentivo à aprendizagem contínua, vão agora ter a oportunidade de fazer um curso de programação completo, que vai permitir aprofundar conhecimentos nesta área.
“Competências digitais como a programação são, cada vez mais, uma necessidade, assim como a sensibilização para a sustentabilidade. O “Water Game” procurou juntar as duas vertentes e levar alunos do nosso concelho a “programar” o futuro. O jogo premiado, por exemplo, é bastante exemplificativo da forma como as crianças veem a preservação dos recursos hídricos”, explica Ricardo Grazina, Administrador da INDAQUA Feira.
O “Water Game” está integrado no Projeto + Água, desenvolvido pela INDAQUA, com o apoio do Fundo Ambiental e da Estratégia Nacional para a Educação Ambiental 2020. Todos os videojogos submetidos a concurso estão disponíveis online para levar, sobretudo, os mais novos a interagir, brincar e refletir sobre a importância dos recursos hídricos.