Santa Maria da Feira: água da rede pública classificada como 100% segura
A água distribuída pela INDAQUA Feira é considerada 100% segura pelo regulador do setor (ERSAR). O resultado agora divulgado coloca a qualidade da água da rede pública num grupo restrito de apenas 34 concelhos onde esse valor máximo foi atingido.
11 de outubro de 2021 – Anualmente, a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) divulga os valores obtidos nos vários municípios portugueses no que diz respeito à qualidade da água distribuída na rede pública. No mais recente relatório, onde fica patente uma melhoria a nível nacional da qualidade da água da rede pública, Santa Maria da Feira destaca-se por ter água 100% segura a chegar a mais de 111 mil consumidores.
Os dados do relatório “Controlo da qualidade da água para consumo humano”, divulgado pelo regulador, são relativos a 2020 e permitem perceber ainda que Santa Maria da Feira está, no indicador de água segura, acima da média nacional (98,85%) e distrital (98,75%, considerando todas as entidades gestoras do distrito de Aveiro).
Apesar da segurança comprovada a cada ano pelo regulador, apenas 32% dos clientes admitem consumir água da rede, de acordo com um inquérito realizado pela INDAQUA entre março e abril de 2021. Uma realidade que acarreta graves riscos para a saúde pública, como mostram os resultados do estudo “Qualidade da água das captações particulares”, também promovido pela INDAQUA com recurso a laboratórios independentes. O estudo mostrou que 71% dos 411 poços e furos analisados, ainda em 2020, não cumpriam os padrões mínimos que garantem a segurança e a qualidade da água usada para consumo humano.
“Quando falamos de água com segurança comprovada a 100% pelo regulador – um resultado que muito orgulha a INDAQUA Feira – referimos aquela que é distribuída pela rede pública e que se diferencia por ser testada de forma contínua. Isso não acontece com as captações particulares. Mesmo quando a água dos poços e furos não apresenta cor, cheiro ou sabor, são identificados de forma muito frequente focos de contaminação que são prejudiciais à saúde”, detalha Ricardo Grazina, Diretor Geral da INDAQUA Feira. “Este risco tem-nos levado a implementar diversas campanhas de educação e sensibilização ambiental, reforçando a importância da rede pública enquanto fonte de saúde para a população”, acrescenta.
Para além de Santa Maria da Feira, todos os territórios em que a INDAQUA garante o abastecimento de água para consumo humano obtiveram resultados acima dos 99% (água considerada “boa”), no relatório divulgado pela ERSAR. Destacaram-se igualmente Vila do Conde e Oliveira de Azeméis, com classificações de 100% no indicador de água segura.