Indaqua investe mais 500 mil euros na otimização das ETAR de Santa Maria da Feira
Reabilitação de Novembro e Janeiro visa a manutenção e otimização da Etar de Fiães.
15 de Novembro de 2020 – A INDAQUA Feira vai iniciar trabalhos de reabilitação e benfeitorias na ETAR de Fiães, conforme previsto no plano de otimização das infraestruturas das ETAR de Santa Maria da Feira, num investimento global que ascende os 500 mil euros, nas estações de tratamento de águas residuais do concelho, até ao final de 2021.
“Mais do que um plano de manutenção, trata-se de uma otimização das várias infraestruturas com o objetivo de melhorar o serviço, aumentando a eficiência do tratamento de águas residuais. No caso da ETAR de Fiães, será realizada uma intervenção de grande complexidade e abrangência, que não irá impactar qualquer serviço de abastecimento de água ou de saneamento aos nossos clientes”, reforça Ricardo Grazina, diretor geral da INDAQUA FEIRA.
A calendarização dos trabalhos na ETAR de Fiães, que será realizada em duas fases: a primeira, com início a 18 de novembro e a duração de apenas uma semana; e a outra, no início de 2020, com conclusão prevista para o final de janeiro.
Os trabalhos que agora se iniciam correspondem a uma parte do processo de reabilitação da infraestrutura, que tem vindo a ser realizada nos últimos anos sem necessidade técnica de interromper o processo de tratamento. Neste caso, pela complexidade da intervenção, os requisitos dos trabalhos obrigam a que se proceda à desativação temporária de alguns equipamentos da infraestrutura, por um período significativo.
Durante a primeira fase dos trabalhos, devido ao caráter profundo da intervenção, será necessário realizar um bypass geral dos efluentes para o rio Uíma, sendo que na segunda fase estará sempre assegurado o pré-tratamento dos resíduos, com a respetiva remoção de sólidos, gorduras e areias. Após este processo, além do pré-tratamento, será restabelecido o arranque do tratamento biológico, permitindo a remoção da carga orgânica até à finalização dos trabalhos.
A empresa reforça que ambas as intervenções, de carácter preventivo, foram devidamente planeadas para causar o menor impacto e constrangimentos possíveis, disponibilizando-se a INDAQUA Feira para prestar os devidos esclarecimentos e analisar eventuais sugestões que lhes sejam remetidas.