Ligação à rede de saneamento pública rende primeira bandeira azul a Santa Maria da Feira
Praia Fluvial da Mâmoa com qualidade de água exemplar após alargamento da rede pública de saneamento e adesão massiva
26 de maio de 2020 –A praia fluvial da Mâmoa, localizada na freguesia de Milheirós de Poiares, em Santa Maria da da Feira, é uma das 8 novas praias certificadas pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE). Na base da decisão está a “qualidade excelente” da água, resultado de um esforço conjunto da INDAQUA e da Câmara Municipal que promoveram investimentos no alargamento da rede de saneamento em todo o município, e da sensibilização da população para a adesão à rede pública. Com este esforço conjunto, foi possível despoluir solos e linhas de água, melhorando o ambiente e a saúde pública.
O anúncio, feito pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) no passado dia 20 de maio, foi recebido com grande entusiasmo por todo o município de Santa Maria da Feira. Pela primeira vez, uma praia do concelho conquista o tão ambicionado galardão: a praia fluvial da Mâmoa passa hastear a Bandeira Azul, símbolo de qualidade que distingue o esforço de várias entidades para a consciencialização e proteção dos ambientes marinho, costeiro e lacustre.
A praia fluvial da Mâmoa é um projeto desenvolvido pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, concluído em 2011. Os trabalhos de requalificação deste espaço começaram cerca de 6 anos antes, com o levantamento das intervenções necessárias para iniciar o processo de despoluição das várias linhas de água que desaguam nesta bacia do Rio UI.
A INDAQUA, que opera o sistema de recolha e tratamento de águas residuais em Santa Maria da Feira desde 2000, participou num complexo projeto de despoluição, onde procedeu, em estreita coordenação com o município, à construção de aproximadamente 40 km de redes de coletores de saneamento (apenas existiam 2 km antes do início da concessão) que, por sua vez, foram ligados a uma nova rede de emissários construídos pela Autarquia que drenam, atualmente, para a ETAR de Salgueiro, da Associação de Municípios das Terras de Santa Maria (AMTSM).
Para garantir que a praia fluvial da Mâmoa reunia todos os parâmetros de qualidade exigidos para a prática balnear, foi também promovida uma forte campanha de sensibilização junto de todos os munícipes, através do apelo à ligação das suas habitações à rede pública (após a construção das novas redes ligaram-se mais de mil imóveis).
Este último ponto, de acordo com Ricardo Grazina, diretor geral da INDAQUA Feira, foi “a fase mais desafiante de todo o processo, uma vez que a qualidade das águas está sempre muito dependente dos comportamentos individuais de cada munícipe. O simples ato de ligação à rede pública de saneamento é um enorme passo para o progresso de todo o concelho, pois permite manter os níveis excelentes da qualidade das linhas de água e, por conseguinte, assegurar um espaço de lazer seguro, do qual pode usufruir toda a população. Sem este trabalho e o contributo dos feirenses não teria sido possível hastear esta Bandeira Azul, que tanto nos orgulha.”
Além da praia fluvial da Mâmoa, cuja época balnear decorre de 1 de julho a 31 de agosto, este ano com novas regras de acesso indicadas pela Direção Geral da Saúde, a ação da INDAQUA ao nível da gestão e tratamento de águas residuais tem sido decisiva para que outros municípios venham consecutivamente a conquistar o galardão para as suas praias. É o caso de Matosinhos, que conta este ano com 12 praias certificadas, e de Vila do Conde, com 6 – mais uma que o ano passado.
No total, Portugal vai hastear 360 bandeiras azuis, 322 em praias costeiras e 38 em praias fluviais.