Como se define e em que assenta o valor da água? Como entender a dicotomia valor vs preço? Como contribuir para a valorização deste recurso (subvalorizado), e acordo com as melhores práticas de governança e gestão sustustentável?
Porque a discussão é pedra de toque para a ação e para a mudança, estas e outras questões discutidas por renomadas figuras do setor, entre as quais Sérgio Hora Lopes (APDA), André Regueiro (DECO), Jaime Melo Baptista (LNEC/LIS-Water) e Pedro Perdigão, CEO do Grupo INDAQUA.
Entre as questões abordadas contam-se a diferença o valor e o preço da água e a forma como o setor deve potenciar uma maior consciência ambiental dos utilizadores, a importância da sensibilização dos consumidores perante o valor da água e o seu uso eficiente.
Ainda, boas práticas de governança que devem ser seguidas para garantir a sustentabilidade económica, social e ambiental do setor a relevância do princípio do utilizador-pagador nos investimentos que as entidades gestoras devem concretizar ou o financiamento do setor, concretizado através de diversos mecanismos nacionais e europeus.