Oliveira de Azeméis atinge mínimo histórico no desperdício de água
Em 2019, e pela primeira vez, Oliveira de Azeméis perdeu apenas 17,8% da água que recebeu na rede pública, devido a fugas, roturas ou roubos na rede de abastecimento. O valor está muito abaixo da média nacional (28,8%), mostrando a contribuição da INDAQUA para a preservação deste escasso recurso.
28 de janeiro de 2021 – Em 2014, ano de início da operação da INDAQUA Oliveira de Azeméis, 50% da água captada, tratada e com qualidade para consumo humano que entrava na rede de abastecimento deste concelho acabava por perder-se antes de chegar a nossas casas. Até 2019, o modelo de gestão aplicado pela concessionária permitiu diminuir estas perdas para apenas 17,8%, o que equivale a quatro meses de consumo de água em todo o concelho de Oliveira de Azeméis.
O valor é divulgado no mais recente ranking nacional da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR). O documento aponta ainda que, em 2019, Portugal desperdiçava em média 28,8% de água, valor do qual Oliveira de Azeméis se distanciou desde há alguns anos. Para isso, têm contribuído, entre outros, o combate aos consumos ilícitos e a rápida identificação e reparação de fugas e roturas nas redes.
“Reduzir os desperdícios de água começa muito antes da poupança que cada um de nós faz em sua casa. É fundamental garantir que é perdido o mínimo possível de água também nas redes que permitem abastecer os oliveirenses, pois dessa forma estamos a contribuir para a sustentabilidade ambiental do concelho e para preservar algo tão escasso quanto a água”, refere Tiago Fragata, Diretor Geral da INDAQUA Oliveira de Azeméis. “Este concelho é um exemplo de como uma gestão das redes pode diminuir, rapidamente, os desperdícios. Em apenas cinco anos, já estamos muito abaixo dos 50% registados quando a INDAQUA chegou a Oliveira de Azeméis”, acrescenta.
Recorrendo à mais avançada tecnologia e a uma equipa altamente especializada, o Grupo INDAQUA alcançou, em 2019, uma média de perdas de 14,5%, no conjunto dos sete municípios em que garante o abastecimento de água (Oliveira de Azeméis, Fafe, Matosinhos, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, Trofa e Vila do Conde).