Oliveira de Azeméis: qualidade da água da torneira reconhecida pelo regulador
Avaliada anualmente e em todo o país, a segurança da água da torneira é, em Oliveira de Azeméis, de 99,56%. O valor, divulgado pela Entidade Reguladora dos Serviços de Água, está acima da média nacional, que se situa nos 98,66%
22 de outubro de 2020 – A qualidade da água da torneira em Oliveira de Azeméis continua a ser reconhecida pela Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR) como “boa”, ou seja, superando os 99%. Em 2019, esta classificação repetiu-se, já que, no indicador de água segura, o concelho chegou aos 99,56%, o que reforça a confiança na água levada pela INDAQUA até casa dos oliveirenses.
Os dados constam do mais recente relatório “Controlo da Qualidade da Água para Consumo Humano”, publicado anualmente pela ERSAR, responsável por todo o setor da água. O mesmo documento mostra que a INDAQUA realizou quase 1.500 análises em Oliveira de Azeméis, sendo estas efetuadas por laboratórios independentes acreditados. O relatório relembra ainda que a rede pública de abastecimento chega a quase 40 mil habitantes, distribuindo aproximadamente seis mil m3 de água por dia.
“É por conseguirmos garantir de forma permanente a qualidade da água da rede pública que temos incentivado a ligação à mesma, em alternativa à utilização de poços. No mesmo sentido, temos demonstrado a importância da ligação à rede de saneamento, substituindo a utilização de fossas séticas, que são potenciais focos de contaminação de águas subterrâneas e superficiais”, explica Tiago Fragata, Diretor Geral da INDAQUA Oliveira de Azeméis. “Desde 2014, alargámos a rede de abastecimento a mais nove mil pessoas e a de drenagem de águas residuais a mais onze mil. Neste momento, temos em curso um novo Plano de Investimentos que tem como objetivo aumentar a cobertura da rede de saneamento para os 54,7%”, recorda.