Vila do Conde: qualidade da água da torneira reconhecida pelo regulador
Avaliada anualmente e em todo o país, a segurança da água da torneira é, em Vila do Conde, de 99,89%. O valor, divulgado pela Entidade Reguladora dos Serviços de Água, referente ao ano de 2019, está acima da média nacional, que se situa nos s98,66%.
22 de outubro de 2020 – A qualidade da água da torneira em Vila do Conde continua a ser reconhecida pela Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR) como “boa”, ou seja, superando os 99% no índice de qualidade. Em 2019, esta classificação repetiu-se, já que, no indicador de água segura, o concelho chegou aos 99,89%, o que reforça a confiança na água levada pela INDAQUA até casa dos vilacondenses.
Os dados constam do mais recente relatório “Controlo da Qualidade da Água para Consumo Humano”, publicado anualmente pela ERSAR, responsável por todo o setor da água. O mesmo documento mostra que a INDAQUA realizou mais de 1.200 análises em Vila do Conde, sendo estas efetuadas por laboratórios independentes acreditados. O relatório relembra ainda que a rede pública de abastecimento chega a mais de 70 mil habitantes, distribuindo aproximadamente 11 mil m3 de água por dia.
“Garantir a segurança e qualidade da água da torneira é um dos grandes objetivos da atividade da INDAQUA e os dados do regulador comprovam o seu cumprimento, ano após ano. Em Vila do Conde, o investimento no alargamento da rede de abastecimento permite-nos chegar atualmente a 97% dos alojamentos, no entanto, é necessário que a população faça a ligação da rede predial das suas habitações à rede pública de abastecimento, pois só deste modo poderá usufruir de água testada de forma permanente, algo que não acontece com os poços e furos, cuja água, não controlada, pode ser potencialmente perigosa para a saúde”, realça Alexandre Leal, Diretor Geral de INDAQUA Vila do Conde.
Para além de Vila do Conde, todos os outros concelhos em que a INDAQUA mantém operação tiveram classificações muito elevadas por parte da ERSAR (Santa Maria da Feira 100%; Matosinhos 100%; Santo Tirso e Trofa 99,83%; Oliveira de Azeméis 99,56%; Fafe 99,49%). A mesma entidade tem vindo a distinguir sucessivamente as concessionárias da INDAQUA com prémios que distinguem a qualidade da água distribuída, a gestão eficiente da água e a excelência dos serviços de água e saneamento prestados aos consumidores, fazendo desta a empresa mais premiada no país.